Pedro Almodovar é um diretor e roterista espanhol. Sua trajetória cinematográfica atrás das câmeras se inicou ainda no mundo dos curta-metragens, no final dos anos 70. Almodovar é o cineasta espanhol com maior fama fora de seu país natal, já tendo sido premiado nos mais importantes festivais de cinema do mundo. Até 2008, ele possuía dois Oscars.
Almodovar nasceu em 24 de setembro de 1951, em Calzada de Calatrava, uma pequena localidade na provínvia da Cidade real. Sua família era humilde. Como o próprio Almodovar conta, viveu toda a sua infância rodeado por mulheres, algo que ficou clasro em Volver. Aos 16 anos, Almodovar se mudou para Madri, com o propósito de estudar cinema sem dinheiro.
Ao final dos anos 70 escreveu e colaborou com revistas de contra-cultura como Star, Vibora e Vibraciones. Nesta mesma época, Pedro Almodóvar começou a rodar seus primeiros curtas em Super 8, e os levava para serem exibidos em Madri e Barcelona. Publicou uma novela curta, chamada Fuego em lãs entrañas, e algumas fotonovelas pornográficas. Entretanto, o primeiro filme de longa-metragem de Pedro Almodóvar foi feito em 1980 e se chamou Pepi, Luci, Bom y otras chicas Del Montón. Este filme foi feito com um orçamento de cerca de R$ 8 mil.
Almodóvar continuou a sua produção cinematográfica, mas, como forma de driblar as dificuldades de financiamento para as suas obras, criou em 1985, junto com o seu irmão, a produtora “El Deseo”. Atualmente, além de produzir os filmes de Almodóvar, a produtora produz filmes de outros diretores, como Alex de la Iglesia e Guillermo Del Toro.
Sua primeira indicação a um prêmio de cinema aconteceu em 1988, quando o filme Mujeres al borde de um ataque de Nervios, foi indicado ao BAFTA (uma premiação britânica). Desde então, até 2007 Pedro Almodóvar já tinha recebido, entre indicações e premiações, 40 menções em grandes festivais, o que faz dele o maior cineasta espanhol.
Com a morte de sua mãe, Almodóvar fez um filme de reconciliação e de volta às origens, com Volver, de 2006. Este filme teve grande reconhecimento nacional e internacional. Atualmente, Almodóvar trabalha em um novo filme, chamado Abrazos Rotos, que contará novamente com Penélope Cruz.
YOLANDA BOTELHO
EU,YOLANDA
Este "meu" Desassossego...
Tudo quanto fazemos, na arte ou na vida, é a cópia imperfeita do que pensámos em fazer. Desdiz não só da perfeição externa, senão da perfeição interna; falha não só à regra do que deveria ser, senão à regra do que julgávamos que poderia ser. Somos ocos não só por dentro, senão também por fora, párias da antecipação e da promessa |
Fonte: "Livro do Desassossego" Fernando Pessoa |
Viver é ser outro. Nem sentir é possível se hoje se sente como ontem se sentiu: sentir hoje o mesmo que ontem não é sentir - é lembrar hoje o que se sentiu ontem, ser hoje o cadáver vivo do que ontem foi a vida perdida |
Fonte: "Livro do Desassossego Autor: Fernando Pessoa |

Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário